Bom dia! São João do Piauí, 25 de outubro de 2014

23/03/2011 - 16h30

Recadastramento do INSS agora é anual e obrigatório

 


O INSS em parceria com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) resolveu tornar o recadastramento dos beneficiados anual e permanente. Esta prática já começou ser adotada este ano.
 
De acordo com Carlos Augusto, gerente regional do INSS no Piauí, além da atualização das senhas dos cartões os bancos pagadores deverão atualizar todos os dados cadastrais do beneficiado para constatar que o mesmo ainda está vivo.
 
“De acordo com portaria do presidente do INSS assinada no início de 2011, os bancos agora possuem toda a responsabilidade de atualizar os dados dos beneficiados além da renovação da senha bancária”.
 
Caso os dados não sejam renovados, Carlos Augusto afirmou que os bancos deverão informar ao INSS, que se encarregará de cancelar o pagamento do beneficio ao aposentado ou pensionista.
 
No último recadastramento feito pelo INSS o maior problema foi o deslocamento de muita gente idosa com dificuldades de deslocamento para fazê-lo. 
 
O gerente regional disse que por algum motivo o beneficiado não puder comparecer a agência bancária para atualizar o seu cadastro ele deverá nomear um procurador em cartório.
 
“Vale lembrar que no caso do procurador ir fazer o recadastramento, o cartório deverá também analisar anualmente se o beneficiado está vivo e renovar a procuração. Isso evita que a pessoa que tiver a procuração continue sacando o dinheiro após a morte do beneficiado” finalizou.
 
 

Autor/Fonte: Tv canal 13

| Mais


Clique aqui para destacar o player

  • FALE CONOSCO
  • Pé de Figueira
    Rua Sabino Paulo, 696 - Centro
    São João do Piauí
    Cep: 64760-000
    Tele/Fax: (89) 3483-1607
    Email: redacao@pedefigueira.com.br
Site by Masavio