São João do Piauí, 30 de julho de 2014

20/11/2010 - 13h49

Igreja Matriz é o principal cartão postal de São João do Piauí

 



Enquete realizada pelo Portal Pé de Figueira apontou a Igreja Matriz São João Batista como o principal cartão postal de São João do Piauí. Em segundo lugar ficou a praça Honório Santos e em terceiro a barragem Jenipapo. A igreja recebeu 42% dos 4.670 votos da enquete. 

Mais antiga que a criação do município, a Igreja Matriz foi erigida em 1875 pelo Vigário Frei Henrique Cavalcante. 

Em 1930 foi substituída no altar a imagem de São João Batista por uma nova encomendada pelo Padre francês José Maria Leau. A antiga imagem do santo foi enterrada em uma sepultura na casa paroquial, o que gerou muita controvérsia no município, principalmente diante da seca que se abateu sobre o município na metade da década de 30, que apontavam como “castigo dos céus”. 

Com a chegada à cidade do Padre Jerônimo, a imagem antiga de São João Batista foi desenterrada, restaurada e colocada em novo altar da Igreja. Assim, desde 1938, é a imagem antiga do santo que desfila no andor da procissão no dia 24 de junho, embora a imagem nova permaneça no altar principal da Igreja.

Esse altar principal, a propósito, não é o mesmo da época da construção da Igreja. O antigo foi demolido em 1975, ano em que foi comemorado com muita festa o centenário da Igreja Matriz, sob o comando do Padre Solon de Aragão.


Outro fato marcante na história da Igreja ocorreu em outubro de 1953, quando recebeu a imagem da virgem Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, em peregrinação pelo Brasil. O médico Isaías Coelho, de Simplício Mendes, que esteve em São João na ocasião, assim descreveu a vista: “Qual Torre Ebúrnea desfraldando a bandeira branca da paz, qual Arca Santa, Vaso Espiritual trasladando à terra a celestial bondade, descestes na vizinha cidade de São João do Piauí. No meio da multidão de fiéis que vos aclamava, avultavam os peregrinos que daqui foram fazer a afirmação de sua fé e levar as oferendas do seu amor em vós e a vós”.

Havendo passado por uma nova reforma na metade desta década de 10, quando foi recuperado todo seu teto, a Igreja completou em julho passado 135 anos de existência, e é dirigida atualmente pelo Padre Alaércio Carvalho.

Autor/Fonte: Da redação

| Mais


Clique aqui para destacar o player

  • FALE CONOSCO
  • Pé de Figueira
    Rua Sabino Paulo, 696 - Centro
    São João do Piauí
    Cep: 64760-000
    Tele/Fax: (89) 3483-1607
    Email: redacao@pedefigueira.com.br
Site by Masavio