Bom dia! São João do Piauí, 31 de outubro de 2014

25/11/2009 - 20h59

Simplício Mendes também inicia produção de uva

 


Parreiral em Simplício Mendes

O município de Simplício Mendes, na região do Vale do Rio Piauí e a menos de 100 quilômetros da cidade de São João do Piauí, é o mais novo produtor de uva irrigada do Estado. Uma experiência piloto em meio hectare de terra, de iniciativa do irrigante Joaquim Moura, 48 anos, já apresenta os primeiros frutos e o sucesso foi tão grande que no próximo ano a área será ampliada para 4 hectares, pelo menos.
 
Incentivado pelo genro Antônio Alves dos Santos, técnico agrícola conhecido na região como “Antônio da Uva”, Joaquim Moura resolveu adquirir mudas da variedade Itália Melhorada na cidade pernambucana de Petrolina e formar seu próprio parreiral. Com pouco mais de um ano, a plantação já mostra seus cachos e a previsão é de que na primeira colheita, marcada para o final de março de 2010, a produção chegue a 7 mil quilos “Antônio da Uva", que também é um dos responsáveis pela assistência técnica ao parreiral do Assentamento Marrecas, em São João do Piauí, considera que a colheita de 7 toneladas numa área de apenas meio hectare é uma média espetacular para uma primeira safra. “Isso mostra que a uva é altamente viável em nossa região, pois com o passar do tempo a produtividade vai aumentar muito mais”.
 
Joaquim Moura confirma que entrou no negócio por insistência de Antônio, mas agora não sai mais do negócio. “Acredito que estamos no caminho certo e não vamos parar em 4 hectares, vamos plantar muito mais. Já estou é procurando terra para comprar”. Ele é um dos 95 irrigantes de Morro dos Cavalos, projeto de irrigação montado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) a 20 quilômetros da cidade de Simplício Mendes, e até agora vive da plantação de feijão e mandioca e da criação de gado.
 
O irrigante confessa que o sucesso da plantação de uva no Assentamento Marrecas e a realização do 1º Festival da Uva de São João do Piauí, também influenciaram na decisão que tomou. ”A gente está acreditando no incentivo do governo para transformar essa região em um grande polo produtor de frutas. Aqui no Morro dos Cavalos a gente precisa só de um empurrãozinho”, adianta.
 
Na ampliação de seu parreiral, no próximo ano, Joaquim Moura vai introduzir também a variedade Benetac e torce para que o viveiro do Assentamento Marrecas entre em funcionamento, para que ele possa adquirir suas mudas praticamente no quintal de casa, acabando com as idas e vindas à distante Petrolina.
 
Igualmente empolgado, “Antônio da Uva” garante que o solo argiloso da área do projeto Morro dos Cavalos é de boa qualidade e que a uva produzida lá será de altíssima qualidade.

| Mais


Clique aqui para destacar o player

  • FALE CONOSCO
  • Pé de Figueira
    Rua Sabino Paulo, 696 - Centro
    São João do Piauí
    Cep: 64760-000
    Tele/Fax: (89) 3483-1607
    Email: redacao@pedefigueira.com.br
Site by Masavio