Boa Tarde! São João do Piauí, 01 de setembro de 2014

15/04/2010 - 02h56

Veja números da pesquisa para governador do Estado

 


O ex-prefeito de Teresina e pré-candidato a governador pelo PSDB, Sílvio Mendes, possui vantagem de cerca de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado, senador João Vicente Claudino (PTB), na disputa pelo governo do estado. É o que mostra pesquisa do Instituto Amostragem, contratada pelo diretório nacional do DEM.
 
O tucano conta com 34,83% das intenções de votos contra 24,98% atribuídos ao parlamentar petebista, maioria de 9,85%. O vice-governador Wilson Martins (PSB) aparece em terceiro lugar com 23,31% das intenções de votos, num empate técnico com JVC. É a primeira pesquisa de opinião realizada após a posse de Wilson Martins no governo do estado e renúncia de Sílvio Mendes da prefeitura da capital.
 
O deputado federal Antonio José Medeiros (PT), que desistiu da pré-candidatura na semana passada em favor do atual governador, aparece com apenas 6,68% da preferência do eleitorado. Ele apresenta decréscimo considerável em relação às consultas formuladas anteriormente. Os indecisos, nesta pesquisa, totalizam 6,60%, enquanto que os nulos e brancos somam 3,61%.
 
ANÁLISE
 
O presidente do Amostragem, professor João Batista Teles, afirma que a nova pesquisa mostra que caiu o número de indecisos, que eram cerca de 17%. Hoje está em pouco mais de 10%. "Significa que o eleitor está se preocupando com o período eleitoral." Outro fato percebido pelo estatístico é que os anteriormente indecisos estão migrando para Sílvio Mendes e Wilson Martins. "João Vicente se mantém na mesma média. Ele estabilizou entre 24%, 25%, nessa média", assinalou. O ex-prefeito Sílvio Mendes disse que recebe o resultado com humildade e agradecimento. Segundo ele, os números provam que a população piauiense está atenta ao desenrolar dos fatos políticos e que sua administração na prefeitura da capital foi percebida em todos os rincões do estado. O governador Wilson Martins ficou animado com a continuidade de sua tendência de crescimento que vem se manifestando desde a primeira pesquisa realizada sobre eleições 2010 ainda no ano passado. Para o senador João Vicente Claudino, os números demonstram que é preciso continuar trabalhando.
 
DADOS DA PESQUISA
 
Foram entrevistados 1.137 eleitores em 42 municípios de todas as regiões do estado. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 a 12 de abril e registrada no TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 6714/2010, em 9 de abril do ano em curso. A margem de erro considerada é de 2,85% para mais ou para menos. Os municípios pesquisados por microrregião homogênea do IBGE serão: Baixo Parnaíba Piauiense (Piripiri, Esperantina, Barras, Miguel Alves); Litoral Piauiense (Parnaíba, Luís Correia, Piracuruca); Teresina (Teresina, União, Altos, José de Freitas); Campo Maior (Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio); Médio Parnaíba Piauiense (Amarante, Regeneração, Água Branca); Valença do Piauí (Valença, Elesbão Veloso, Inhuma); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro); Bertolínia (Colônia do Gurgueia, Landri Sales, Bertolínia,); Floriano (Floriano, Itaueira); Alto Médio Gurguéia (Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí); São Raimundo Nonato (São Raimundo Nonato, Canto do Buriti); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Curimatá); Picos (Picos, Oeiras); Pio IX (Pio IX, Francisco Santos); Alto Médio Canindé (Paulistana, São João do Piauí, Jaicós, Simões).

Autor/Fonte: 180graus

| Mais


Clique aqui para destacar o player

  • FALE CONOSCO
  • Pé de Figueira
    Rua Sabino Paulo, 696 - Centro
    São João do Piauí
    Cep: 64760-000
    Tele/Fax: (89) 3483-1607
    Email: redacao@pedefigueira.com.br
Site by Masavio