São João do Piauí, 25 de outubro de 2014

27/09/2010 - 21h15

Mínimo de votos para eleger deputado estadual é de 17 mil

 


Os candidatos mais votados no próximo dia 3 de outubro podem não assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ou na Câmara Federal.
 
Em 2006, por exemplo, o parlamentar mais votado no Estado para a Assembleia foi a deputada Lílian Martins (PSB), que alcançou a marca de 55.795 votos. Do outro lado das estatísticas está o deputado estadual Dr. Pinto (PDT), que conseguiu uma cadeira na Alepi com 16.131 votos e a ajuda da legenda.
 
De acordo com o economista Maurício Costa Romão, a menor votação entre os 40 parlamentares eleitos no Estado deve girar em torno de 17.560 votos para a Alepi e, no mínimo, 46.065 votos no Congresso.
 
Os quocientes eleitorais para o pleito de 2010 à Câmara Federal ficam em torno de 176.496 votos e à Assembleia Estadual em 58.730 votos.No caso dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, o candidato que tiver o maior número de votos válidos vence as eleições.
 
Já os deputados são eleitos considerando o número de votos válidos e a quantidade total de votos do partido e da coligação. O quociente eleitoral - que é a divisão dos votos válidos pelo número de vagas do estado - determina a quantidade de deputados a que cada partido ou coligação tem direito. Pela lógica estipulada pela Justiça Eleitoral, nem sempre os candidatos que são muito bem votados são eleitos, assim como há candidatos que se elegem mesmo tendo menos votos, já que seus partidos ou coligações precisam atingir o quociente eleitoral.
 
A análise da divisão de recursos partidários demonstra que as siglas apostam as fichas - e o dinheiro – em poucos candidatos, os puxadores de voto. A partir do quociente eleitoral é calculado o quociente partidário, onde são divididos os votos recebidos pela legenda pelo quociente eleitoral.
 
O resultado dessa matemática é a quantidade de vagas que a coligação tem direito. Cabe aos candidatos mais bem colocados dentro da coligação preencherem as vagas.

Autor/Fonte: Jornal Meio Norte

| Mais


Clique aqui para destacar o player

  • FALE CONOSCO
  • Pé de Figueira
    Rua Sabino Paulo, 696 - Centro
    São João do Piauí
    Cep: 64760-000
    Tele/Fax: (89) 3483-1607
    Email: redacao@pedefigueira.com.br
Site by Masavio